Como reconhecer: pode apresentar lesões não inflamatórias que são os comedões (conhecidos como cravos) e inflamatórias, que são as pápulas, pústulas e nódulos (as espinhas). Dependendo da forma como se apresentar, pode ser classificada em quatro graus:
Grau I: presença de comedões
Grau II: predominam lesões inflamatórias pápulo-pustulosas
Grau III: apresentam nódulos e cistos
Grau IV: forma grave caracterizada por nódulos maiores com saída de pus e fístulas (comunicação entre os nódulos)
Como prevenir: para controlar a produção de sebo, é necessária a limpeza da pele com sabonetes e adstringentes apropriados duas vezes ao dia, alimentação equilibrada e uso de cosméticos oilfree adequados. Para combater os cravos, é necessário tratamento com cremes tópicos à base de retinoides associados a limpeza de pele. Com esses cuidados, é possível prevenir a proliferação bacteriana e a inflamação das glândulas sebáceas, controlando a acne.
Tratamento
Deve ser individualizado e iniciado precocemente para evitar as cicatrizes. Quando predominam os comedões, é indicado tratamento tópico à base de retinoides e peróxido de benzoíla associados à extração dos comedões por meio de limpeza de pele. Quando se apresentam lesões inflamatórias, associa-se também antibióticos de uso oral ou tópico. Tratamentos complementares que ajudam a diminuir a inflamação podem ser utilizados como luz intensa pulsada e laser. Nas formas graves, com presença de nódulos e cistos, e nas formas mais leves que não melhoram com o tratamento, é indicado a isotretinoina oral. Após tratamento, se houver cicatrizes, é indicado tratamento com peeling e laser.
Mitos e verdades
VERDADES:
1-A dieta influência na acne pois alimentos que apresentam alto índice glicêmico, como os carboidratos refinados (arroz, massa, doces) e leite, especialmente os desnatados, causam aumento do nível de insulina, que estimula a produção do sebo e piorar a acne.
2-Espremer espinhas causa marcas na pele. A presença da cicatriz de acne depende da forma clínica e da predisposição genética de cada paciente, porém a manipulação de cravos e espinhas pode favorecer o aparecimento de cicatrizes.
3-Exercícios ajudam a melhorar a acne pois pois melhoram a circulaçñao sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo , inclusive a pele.
4-Existe uma predisposição genética para o seu aparecimento da acne. Portanto, se seus pais tiveram acne na adolescência, é provável que você também tenha o problema.
MITOS:
1-Lavar o rosto várias vezes ao dia controla acne. O excesso de limpeza pode causar efeito rebote, com aumento na produção de sebo e a piora da acne.
2-Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate, tenha relação com a acne.
3-Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias com a exposição solar, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore a acne.
4-A coloração preta dos comedões abertos, ou pontos pretos, está relacionado à oxidação da gordura e não à presença de sujeira na pele ou nos poros, portanto a poluição das cidades não aumenta a probabilidade de desenvolver acne.
Dra. Andreia Pamplona
Dermatologia Clínica e Estética
Clinica Dra. Andreia Pamplona – Cajamar
Aberto de seg. à sexta das 10:00 às 19h
site: https://andreiapamplona.com.br
Facebook: https://facebook.com/draandreiapamplona
E-mail: clinicadraandreiapamplona@gmail.com
Whatsapp: (11) 9.9675-8363
Telefones: (11) 4447-5711 / 9.4328-9749
Avenida Vereador Joaquim Pereira Barbosa, Nº 298 – Piso Superior – Jordanésia – Cajamar – SP – Brasil – CEP: 07760-450
Dra. Andreia Pamplona em Ribeirão Preto:
Rua Joaquim Antônio Nascimento, Nº 99 – Sala 12 – Jardim Itamaraty
Telefone/WhatsApp: (16) 9.9963-0019