Olheiras

A pele que cobre a área é muito delicada – tem apenas 0,4 milímetros de espessura, enquanto a do restante do corpo mede 2 milímetros. Um acúmulo extra de melanina (pigmento que da cor à pele) ou de vasinhos nessa região acaba transparecendo facilmente na forma de olheiras. O grande inconveniente dessas manchas é a aparência de cansaço que fica aparente no rosto.

Para apagar olheiras e aliviar a expressão vale tudo: das antigas compressas de chá-de-camomila (uma solução paliativa) as técnicas modernas de laser. É bom lembrar que nenhuma delas resolve cem por cento o problema, mas a melhora é considerável. Mais um aviso: o tratamento surte efeito apenas quando se ataca o problema de acordo com sua origem. Por isso, se você não vê diferença, é provável que esteja adotando um procedimento inadequado.

olheiras clinica andreia pamplona

Estes fatores são responsáveis pelas olheiras

Pode haver excesso de vasinhos, melanina (o pigmento que dá cor à pele) e bolsas de gordura. Na maioria dos casos, as olheiras são resultado da combinação desses fatores.

Vasinhos

Olheiras arroxeadas que surgem cedo – às vezes até na infância – normalmente estão relacionadas à predisposição genética e significam um excesso de vasinhos na região embaixo dos olhos. Esses casos são os mais difíceis de tratar.

Estresse, noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, café e até mesmo o período menstrual pioram o quadro, pois estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região.

Melanina

A concentração de melanina (pigmento que dá cor a pele) na região das pálpebras inferiores, mais comum em pessoas depois dos 35 anos. Neste caso a mancha é acastanhada.

Bolsas

Bolsas que surgem devido à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores formam uma sombra na pele e dão a impressão de haver olheiras.

Como tratar Vasos

Compressas, cremes específicos e aplicação de laser são os recursos disponíveis para amenizar esse tipo de olheiras.

1. Compressas de chá de camomila gelado funcionam em casos de olheiras causadas por vasodilatação. Elas promovem uma constrição dos vasos do local, aliviando o tom arroxeado. A camomila é calmante e tem ação vascular.

2. Cremes específicos contêm ingredientes que clareiam as olheiras (vitamina C, ácido Kójico, ácido fítico, arbutin e hidroquinona), ativam a circulação e drenam os líquidos da região, evitando a inchaço (camomila, hamamélis, tília, arnica e bardana e vitamina K1. Sozinhos os produtos antiolheiras não fazem milagre. São mais eficientes quando usados como coadjuvantes de outros tratamentos.

É preciso ter paciência e disciplina para usar creme, uma ou duas vezes por dia. Aplique-o fazendo massagem no sentido horário. Comece com movimentos circulares a partir do canto externo da pálpebra superior em direção ao conto interno, próximo ao nariz. Se você tem bolsas de gordura embaixo dos olhos, coloque pequenas porções do creme na região e espalhe dando leves batidinhas com a ponta dos dedos. Dessa forma, em cerca de um mês e meio você começa a notar os efeitos do creme.

3. Fontes de Luz (Luz Pulsada, Lasers) é o método mais moderno para eliminar olheira. A energia do laser é atraída pelo pigmento do vaso e acaba destruindo-o. A técnica produz bons resultados em pessoas de pele clara, que têm vasos bem aparentes. A pele morena, pelo contrário, dificulta o reconhecimento dos vasos sanguíneos pelo raio laser e há um risco grande de o tratamento ser ineficaz. Por isso, deve ser avaliado com cautela nesses casos.

São necessárias, no mínimo, seis sessões. Durante esse período, filtro solar é indispensável, pois a pele pode manchar no contato com o sol. Fale com a gente que temos um pacote especial para esses casos.

Como tratar Melanina

Peelings suaves, cremes específicos e laser são os recursos disponíveis para amenizar esse tipo de olheiras.

1. Peelings suaves, à base de ácidos retinóico ou glicólico, em concentrações adequadas para a área dos olhos, promovem a renovação da camada superficial da pele, amenizando as olheiras. Realizado no consultório médico, o procedimento pode ser aplicado apenas nas pálpebras ou em todo rosto, dependendo da qualidade da pele da paciente. Também pode ser feito peeling com o laser Erbium, localizado nas pálpebras, quando o problema for de excesso de pigmentos.

Como tratar Bolsas

Dependendo da causa: retenção de líquido ou acúmulo de gordura, há tratamentos específicos.

1. A drenagem linfática, massagem que estimula a circulação sanguínea e linfática, é indicada para casos de retenção de líquidos na região embaixo dos olhos. A drenagem pode ser feita manualmente por uma esteticista especializada.

A cirurgia plástica é um solução definitiva para quem tem acúmulo de gordura embaixo da pálpebra. Com bisturi ou raio laser, o médico remove a bolsa de gordura e, se necessário, o excesso de pele.

 

Dra. Andreia Pamplona
Dermatologia Clínica e Estética

Aberto de seg. à sexta das 10:00 às 19h
site: https://andreiapamplona.com.br
Facebook: https://facebook.com/draandreiapamplona
E-mail: clinicadraandreiapamplona@gmail.com
Whatsapp: (11) 9.9675-8363
Telefones: (11) 4447-5711 / 9.9675-8363
Avenida Vereador Joaquim Pereira Barbosa, Nº 298 – Piso Superior – Jordanésia – Cajamar – SP – Brasil – CEP: 07760-450
Clínica Dra. Andreia Pamplona – Ribeirão Preto:
Rua Joaquim Antônio Nascimento, Nº 99 – Sala 12 – Jardim Itamaraty
Telefone/WhatsApp: (16) 9.9963-0019

BIOPLASTIA DE GLÚTEOS

Skinbooster – Nutrição Facial Injetável.

Depilação a Laser | Clínica Dra. Andréia Pamplona

O Sol e sua Pele

Câncer de pele